Visão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Resistir às pressões para aumentar a despesa e apostar em reformas estruturais que impulsionem o crescimento são dois dos principais desafios que o ministro das Finanças que hoje toma posse irá enfrentar, segundo economistas contactados pela Lusa
Segundo o economista, é visível nas “exigências de redução a carga fiscal, para que a economia retome um crescimento significativo, mas que vêm acompanhadas por várias reclamações de despesas pública para satisfazer poderosos grupos sociais”. “Pode-se criar mesmo uma cláusula dependendo do crescimento económico. Se a economia crescer mais do que um certo limiar, poder-se-á acelerar a resposta às reivindicações”, defende.
“Somando a isto a fragilidade parlamentar do executivo, podemos dizer que o próximo ministro tem uma missão impossível”, antevê. Assessor económico no segundo mandato do ex-Presidente da República Cavaco Silva, continuou na primeira linha política na transição entre Rio e Luís Montenegro e assumiria depois a presidência da bancada parlamentar do PSD, cargo que ocupou desde julho de 2023 até agora.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Miranda Sarmento ministro do Estado e das Finanças do novo GovernoÉ um dos membros de confiança de Luís Montenegro, a quem tem acompanhado em reuniões chave, e desde julho de 2022 que presidia à bancada parlamentar do PSD.
Baca lebih lajut »
O que defende (o candidato a ministro) Miranda SarmentoO principal rosto do programa económico do PSD tem vindo a defender uma reforma do Ministério das Finanças, foco na competitividade e redução de impostos.
Baca lebih lajut »
Miranda Sarmento: de jovem de 20 anos no Fisco a novo ministro das FinançasComeçou como trabalhador-estudante e acumulou duas décadas de experiência nos circuitos das Finanças, do poder em Belém e da política partidária. Foi apadrinhado por Catroga e Cavaco e fez carreira académica nas faculdades da elite da esquerda.
Baca lebih lajut »
Académico e “sério”, Miranda Sarmento no leme das FinançasMiranda Sarmento é professor no ISEG e já foi assessor económico de Cavaco Silva. Assume a pasta das Finanças após ser o rosto do programa económico da Aliança Democrática.
Baca lebih lajut »
Miranda Sarmento e Pedro Reis nas Finanças e na EconomiaLuís Montenegro escolheu para as pastas das Finanças e Economia dois nomes que o acompanharam desde que é líder do PSD.
Baca lebih lajut »
Assembleia da República elege novo presidente do Parlamento. Trabalhos retomam às 15h00Joaquim Miranda Sarmento pediu a António Filipe para presidir à sessão.
Baca lebih lajut »