O Presidente das Filipinas afirmou hoje que a guarda costeira do país vai evitar responder às manbras de navios chineses, num contexto de tensões crescentes no disputado mar do Sul da China.
O Presidente das Filipinas afirmou hoje que a guarda costeira do país vai evitar responder às manbras de navios chineses, num contexto de tensões crescentes no disputado mar do Sul da China."Não temos qualquer intenção de atacar ninguém. A última coisa que queremos é aumentar a tensão", declarou Ferdinand Marcos Jr., citado pela imprensa local.
As declarações surgiram depois de duas embarcações da guarda costeira chinesa terem disparado canhões de água e efetuado "manobras perigosas" contra navios filipinos, provocando danos materiais, nas águas disputadas ao largo do atol de Scarborough, na passada terça-feira. As reivindicações territoriais das Filipinas e da China no mar do Sul da China sobrepõem-se no atol de Scarborough e, parcialmente, nas ilhas Spratly, palco de confrontos nos últimos meses entre navios das duas nações.
Em julho de 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia decidiu a favor das Filipinas numa sentença contra a China sobre a soberania no atol de Scarborough, situado a menos de 321 quilómetros da ilha filipina de Luzon, caindo, acordo com o direito internacional, na área económica exclusiva de Manila.
Permanente Arbitragem Luzon Ferdinand Scarborough
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
EUA, Japão e Filipinas denunciam agressividade de Pequim no mar do sul da ChinaA cimeira entre os três países reafirmou o objetivo de uma Ásia-Pacífico 'livre, aberta, próspera e segura' e Biden alertou a China para a intervenção norte-americana no caso de ofensiva às Filipinas.
Baca lebih lajut »
China realiza patrulhas conjuntas no mar do Sul da ChinaO Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação do Povo Chinês está organizando patrulhas conjuntas de combate naval e aéreo no mar do Sul da China. As atividades militares que perturbem a situação na região estão sob controle.
Baca lebih lajut »
Filipinas acusam China de danificar navios e bloquear atolNos últimos meses, as tensões entre a China e as Filipinas têm vindo a aumentar. Em março, registaram-se duas colisões entre navios chineses e filipinos.
Baca lebih lajut »
Estados Unidos, Japão e Filipinas denunciam comportamento perigoso e agressivo da China no mar do sul da ChinaOs Estados Unidos, Japão e Filipinas expressaram preocupação com o comportamento perigoso e agressivo da China no mar do sul da China, bem como com a militarização do território conquistado e as reivindicações marítimas ilegais naquela zona estratégica.
Baca lebih lajut »
Presidente sul-coreano assume culpa por derrota nas eleições legislativasO Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, declarou-se hoje 'culpado' pela derrota da sua formação política, o Partido do Poder Popular (PPP), nas eleições legislativas de 10 de abril.
Baca lebih lajut »
Presidente da Coreia do Sul nomeia novo chefe de gabinete após derrota eleitoralVisão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »