Abertura da fronteira de Rafah é a primeira desde que o conflito se intensificou a 7 de outubro. Egito preparou hospital de campanha.
Um primeiro grupo de feridos evacuados da Faixa de Gaza entrou no Egito esta quarta-feira, o que assinala a primeira abertura da fronteira a civis desde 7 de outubro, quando se intensificou o conflito Israel-Hamas.A abertura deu-se no âmbito de um acordo mediado pelo Qatar, entre o Egito, Israel e o Hamas. Além de feridos graves, cerca de 500 estrangeiros poderão deixar Gaza.Na terça-feira, pelo menos 50 pessoas morreram num campo de refugiados em Jabalia, Gaza.
Em Gaza, continua a crise humanitária provocada pela falta de comida, água potável e medicamentos. A escassez de combustível também impede o funcionamento normal dos hospitais. Além disso, em Gaza tem havido cortes de Internet que impedem a comunicação com o exterior. A abertura da fronteira de Rafah nada tem que ver com a libertação dos 240 reféns mantidos pelo Hamas nem consiste numa"pausa humanitária" descartada pelo primeiro-ministro israelita.
O ataque do Hamas ao sul de Israel matou cerca de 1.400 israelitas, entre eles 300 soldados. Do lado palestiniano, morreram mais de 8.500 pessoas, entre elas 3.542 crianças. Na sexta-feira, o secretário de Estado dos EUA Antony Blinken irá visitar de novo Israel. Afirmou que os EUA e outros países estão a analisar"uma variedade de opções possíveis" para o futuro de Gaza caso os militantes do Hamas sejam retirados da região. Contudo, o Hamas é apoiado pelo Irão, a par de outros grupos na região.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Egito vai receber feridos da Faixa de GazaA fronteira de Rafah vai voltar a abrir por raz&245;es humanit&225;rias. Autoridades eg&237;pcias v&227;o montar hospital de campanha para receber feridos.
Baca lebih lajut »
Primeiro grupo de estrangeiros sai de Gaza para o EgitoSustentável. Ecológico. Responsável. Esta é a nova área temática do Expresso, onde discutimos um país económica, social e ambientalmente mais sustentável: Expresso | SER
Baca lebih lajut »
Primeiro grupo de estrangeiros deixa hoje Gaza para o EgitoVisão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »
Israel: Egito recebe 81 palestinianos feridos esta quarta-feiraSiga os programas de análise e opinião e os debates da SIC Notícias.
Baca lebih lajut »
Turquia, Egito e Jordânia condenam ataque a campo de refugiados em GazaA Turquia, o Egito e a Jordânia condenaram hoje o bombardeamento israelita do campo de refugiados de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, que fez pelo menos 50 mortos e várias centenas de feridos, segundo fontes oficiais.
Baca lebih lajut »
Ministério israelita elaborou proposta 'conceptual' para transferir civis de Gaza para o EgitoAs conclusões do relatório reavivaram entre os palestinianos memórias do seu maior trauma, o deslocamento de centenas de milhares de pessoas que fugiram ou foram forçadas a abandonar as suas casas durante os combates durante a criação de Israel, em 1948.
Baca lebih lajut »