O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou que o Governo dos Estados Unidos tem uma estratégia para neutralizar a espionagem da China em Cuba e noutros países, que se tem mostrado eficiente.
Segundo o secretário de Estado, o Governo do antecessor de Joe Biden, o magnata Republicano Donald Trump , não conseguiu"progressos suficientes" para deter essa espionagem, pelo que Biden ordenou que se aplicasse"uma estratégia mais direta".
O responsável escusou-se a fornecer mais pormenores sobre este plano, indicando apenas que assentou na"diplomacia" e que os Estados Unidos contactaram com os Governos que suspeitavam acolherem centros de espionagem chineses. "Os especialistas consideram que a nossa ação diplomática travou esses esforços da China, o que estamos a vigiar de muito perto", asseverou Blinken.
Após a publicação do artigo do Wall Street Journal, a Casa Branca retirou a classificação de secreta à informação que confirma que Pequim já tinha um centro de espionagem em Cuba em 2019, e um alto responsável garantiu que se trata de um problema"herdado" do Governo Trump. O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Carlos Fernández de Cossío, assegurou que o diário norte-americano publicou"informações infundadas","calúnias" e"falácias" para justificar as sanções impostas por Washington a Havana para destabilizar a ilha, ao passo que o Governo chinês acusou Washington de"difundir rumores e calúnias".
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
China usa Cuba para espionagem há algum tempo, dizem os EUADiplomatas americanos contactaram governos que estavam a ponderar alojar bases de espionagem chinesas e isso terá resultado num abrandamento da iniciativa chinesa.
Baca lebih lajut »
EUA asseguram que China já tinha centro de espionagem em Cuba em 2019A Casa Branca desclassificou este sábado informações dos seus serviços secretos, que enviou à agência EFE, e que revelam a extensão das alegadas atividades de espionagem da China em Cuba.
Baca lebih lajut »
EUA asseguram que China já tinha centro de espionagem em Cuba em 2019A Casa Branca desclassificou hoje informações dos seus serviços secretos, que enviou à agência EFE, e que revelam a extensão das alegadas atividades de espionagem da China em Cuba
Baca lebih lajut »
EUA dizem esperar que contraofensiva obrigue Putin a negociarO secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse esperar que uma contraofensiva bem-sucedida da Ucrânia contra as forças russas possa forçar o Presidente russo, Vladimir Putin, a negociar a paz.
Baca lebih lajut »