ERS Imõe Coimas de 600 Mil Euros a Estabelecimentos de Saúde porViolações

Saúde Berita

ERS Imõe Coimas de 600 Mil Euros a Estabelecimentos de Saúde porViolações
ERSCoimasSaúde
  • 📰 Publico
  • ⏱ Reading Time:
  • 115 sec. here
  • 9 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 70%
  • Publisher: 73%

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) decidiu 142 processos de contra-ordenação a estabelecimentos públicos e privados do setor de saúde no segundo semestre de 2023, aplicando coimas que ascendem a quase 600 mil euros por violações de diversas regras, incluindo acesso a cuidados de saúde e práticas de publicidade.

A Entidade Reguladora da Saúde ( ERS ) decidiu 142 processos de contra-ordenação a estabelecimentos públicos e privados do setor de saúde no segundo semestre de 2023. Deste total, 89 resultaram na aplicação de coimas, que ascendem a quase 600 mil euros. Os dados foram divulgados esta sexta-feira e mostram que 31 pedidos de pagamento voluntário da coima foram aprovados, 5 foram arquivados, 12 anexados a outros processos em curso, 3 levaram a admoestações e 2 foram impossíveis de notificar.

A ERS é responsável pela fiscalização, instrução dos processos e aplicação de coimas e sanções acessórias em relação a infracções como licenciamento, livro de reclamações e práticas de publicidade. O valor total das coimas aplicadas ascendeu a 597.560 euros, dos quais 473.625 euros corresponderam a sanções pecuniárias e 123.935 euros resultaram do deferimento de pedidos de pagamento voluntário.Um dos casos que resultou em coima prende-se com a ULS de Santa Maria, que foi aplicada uma coima de 9.000 euros por violação das regras relativas ao acesso a cuidados de saúde. A ERS aplicou esta coima por considerar que a ULS não garantiu a várias utentes o acesso à consulta prévia, no âmbito da sua atividade. Pelas mesmas razões, a ULS de Santo António foi obrigada a pagar 3.000 euros de coima, um processo que está também sujeito a impugnação judicial. Já a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro foi sancionada ao pagamento de uma coima de 7.000 euros por violação da universalidade no acesso ao Serviço Nacional de Saúde, num caso que remonta a Setembro de 2023. Nessa altura, de acordo com a ERS, as enfermeiras e as assistentes técnicas que se encontravam na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Vila Pouca de Aguiar foram confrontadas com o pedido de auxílio e assistência feito por uma sobrinha de um idoso, mas não accionaram os meios de socorro, limitando-se a informar que não se encontrava nenhum médico, pelo que deveriam ser os familiares do utente, que acabou por morrer, a entrar em contacto com o serviço.Também em fase de impugnação judicial está o processo que sancionou a ULS do Arco Ribeirinho ao pagamento de uma coima de 10.000 euros devido à 'recusa infundada', em Março de 2023, do acesso de uma utente e da sua filha recém-nascida à prestação de cuidados de saúde de que ambas necessitavam. Quanto às unidades de saúde privadas, a ERS aplicou várias coimas devido, entre outros motivos, à falta de registo obrigatório no Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados, ao incumprimento da obrigação de possuir livro de reclamações, à inobservância dos requisitos técnicos mínimos de funcionamento de clínicas ou consultórios dentários e por práticas de publicidade na internet em violação do princípio do rigor científico da informação publicitada.

Berita ini telah kami rangkum agar Anda dapat membacanya dengan cepat. Jika Anda tertarik dengan beritanya, Anda dapat membaca teks lengkapnya di sini. Baca lebih lajut:

Publico /  🏆 7. in PT

ERS Coimas Saúde Infracções Segurança De Pacientes Acesso A Cuidados De Saúde

Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama

Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.

Barómetro da Saúde Oral 2024: Falta de Dinheiro Impulsiona Pior Saúde Oral em PortugalBarómetro da Saúde Oral 2024: Falta de Dinheiro Impulsiona Pior Saúde Oral em PortugalO Barómetro da Saúde Oral 2024 revela uma situação preocupante em Portugal, com mais pessoas a enfrentar dificuldades para aceder aos cuidados dentários, resultando em menor frequência de consultas, maior perda de dentes e piores hábitos de higiene oral. A falta de investimento e acesso aos cuidados dentários é um grave problema social em Portugal, especialmente considerando a alta percentagem da população em pobreza.
Baca lebih lajut »

Mudanças nos EUA em Saúde Global: Desafios para a Cooperação Ciência e Saúde PúblicaMudanças nos EUA em Saúde Global: Desafios para a Cooperação Ciência e Saúde PúblicaO texto analisa o impacto das recentes decisões políticas dos Estados Unidos na saúde global, especialmente a saída da OMS, cortes no financiamento e restrições à comunicação de agências de saúde, destacando os desafios para a cooperação científica, formação de profissionais de saúde e resposta a crises sanitárias.
Baca lebih lajut »



Render Time: 2025-04-19 16:11:01