Sem nenhuma ambiguidade sobre o sentido deste texto: mérito total para Augusto Fraga, que escreveu e realizou Rabo de Peixe (com a Patrícia Sequeira em alguns episódios), para a Ukbar Filmes que produziu, para os atores (que enorme José Condessa), para os criativos e técnicos -- fotografia, música e som, caracterização, guarda-roupa, coloring, etc., tanta gente que coloca Portugal na primeira liga do mundo da ficção Netflix. E agora vem aí uma justíssima segunda temporada. Excelente.
, da SP Filmes, estreado em 2021, foi o primeiro resultado de um caminho criado entre a RTP e o Netflix. Mas o trilho estava já a ser alargado, porque já em 2019 Nuno Artur Silva, como secretário de Estado do Audiovisual e Media, convenceu a Netflix a criar um concurso de ideias para argumentos, documentários e animação portugueses. Houve 1184 propostas -- sinal do deserto de oportunidades existente para se produzir alguma coisa.
Esta é a moral da história: não existe memória nem indústria audiovisual independente sem a RTP e o Instituto do Cinema e Audiovisual. São o principal motor da criação de memória da nossa contemporaneidade, uma espécie de Torre do Tombo digital.
Rabo de Peixe foi ótimo. Mas quer o Estado quer as plataformas e canais cabo estrangeiros deveriam ser realmente obrigados a investir de forma mais relevante na produção portuguesa -- ficção, documentário, animação. A identidade portuguesa das novas gerações vai depender disso. E a sobrevivência das novas indústrias criativas também.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Num país “que não paga tão bem”, “Rabo de Peixe” pode ser uma esperança para os jovens que ambicionam os grandes ecrãs?“Rabo de Peixe” é uma das produções que ganhou 25 mil euros do Concurso de Escrita e Desenvolvimento de Argumento lançado pela Netflix em conjunto com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). Daí, saltou para o sucesso mundial. Mas será isto suficiente entusiasmar os jovens que procuram um futuro no audiovisual?
Baca lebih lajut »
Entrevista RTP. Lavrov acusa Ocidente de não estar interessado nas negociações de pazO ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, deu uma entrevista ao correspondente da RTP em Moscovo em que rejeitou todas as acusações que têm sido feitas a Moscovo e atirou-as particularmente aos EUA. O chefe da diplomacia russa acusou o Ocidente de não estar interessado numa solução de paz enquanto a Ucrânia não alcançar os seus objetivos. Incriminou ainda os países ocidentais de terem rompido todas as relações com Moscovo. “Não fechamos as portas ao Ocidente. São eles que procuram isolar-se de nós”, considerou.
Baca lebih lajut »
Greve deixa centros de saúde sem enfermeiros ou com ″muito poucos″Sindicato estima que 'a adesão é superior' ao primeiro dia de greve, na quarta-feira, em que rondou os 60%.
Baca lebih lajut »