André Ventura é o nome do Chega, que passa a estar representado no órgão de consulta do Presidente da República. Eleições realizam-se nesta quarta-feira. Saem Alegre, Sampaio da Nóvoa e Cadilhe.
Um é uma estreia, o outro um repetente: o PSD indicou o autarca de Lisboa Carlos Moedas e o fundador do partido, Francisco Pinto Balsemão, para membros do Conselho de Estado. E o mesmo acontece com os nomes escolhidos pelo PS, que coloca na lista que vai a votos o actual secretário-geral, Pedro Nuno Santos e o presidente do partido, Carlos César.
Com a entrada destes três novos nomes, deixam o Conselho de Estado o histórico socialista Manuel Alegre e o antigo candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa, que tinham sido escolhidos pelo PS, e também o social-democrata Miguel Cadilhe. Carlos Moedas é presidente da Câmara Municipal de Lisboa desde 2021, quando conquistou a autarquia ao socialista Fernando Medina, e foi até apontado como um dos possíveis sucessores de Rui Rio. Foi secretário de Estado-adjunto de Pedro Passos Coelho entre 2011 e 2014, altura em que assumiu o cargo de comissário europeu para a investigação, inovação e ciência.
Pedro Nuno Santos, eleito secretário-geral do PS em Dezembro, passa a ocupar um dos lugares do Conselho de Estado depois de o ex-líder socialista ter tido lugar por inerência naquela entidade: António Costa integrava o conselho como primeiro-ministro, o que permitia deixar os lugares do PS eleitos pela AR para o presidente do partido e outros nomes que não o de dirigentes socialistas.
Conselho De Estado Parlamento Carlos Moedas Francisco Balsemão
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
PSD indica Carlos Moedas e Pinto Balsemão para Conselho de EstadoEleições para os cinco membros a indicar pela Assembleia da República para o Conselho de Estadoestão marcadas para quarta-feira.
Baca lebih lajut »
PSD indica Balsemão e Carlos Moedas para o Conselho de EstadoSocial-democratas substituem Miguel Cadilhe neste &243;rg&227;o consultivo do Presidente da Rep&250;blica e colocam presidente da C&226;mara de Lisboa no seu lugar. PS indica Pedro Nuno Santos e Carlos C&233;sar, quinto elemento &233; Andr&233; Ventura, do Chega.
Baca lebih lajut »
Moedas, Pedro Nuno e Ventura entram no Conselho de EstadoO Observador sabe que a existência de uma lista comum aos três partidos não era unânime dentro da família socialista. Mas acabou por prevalecer a tradição parlamentar. Alegre, Nóvoa e Cadilhe de saída
Baca lebih lajut »
Pedro Nuno, Ventura e Moedas a caminho do Conselho de EstadoPSD, PS e Chega já escolheram as cinco personalidades que vão representar a Assembleia da República no Conselho de Estado. Secretário-geral do PS, líder do Chega e autarca de Lisboa são as novidades.
Baca lebih lajut »
Moedas, Pedro Nuno e André Ventura entram no Conselho de EstadoParlamento levanta imunidade aos deputados do PSD investigados no processo Tutti-Frutti. Marcelo dá luz verde à isenção de IMT. PCP não acredita que Costa no Conselho Europeu faça a diferença.
Baca lebih lajut »
Carlos Moedas entra no Conselho de Estado, saem Cadilhe, Alegre e NóvoaPresidente da Câmara de Lisboa chega ao órgão de aconselhamento do Presidente pela mão de Montenegro, na quota dos cinco eleitos pelo Parlamento. Minoria de esquerda fica ainda mais pequena
Baca lebih lajut »