Como tornar a parentalidade mais atrativa?

Indonesia Berita Berita

Como tornar a parentalidade mais atrativa?
Indonesia Berita Terbaru,Indonesia Berita utama
  • 📰 expresso
  • ⏱ Reading Time:
  • 56 sec. here
  • 2 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 26%
  • Publisher: 73%

O Expresso e a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) juntam-se para debater as últimas cinco décadas de democracia em Portugal. Nos próximos 10 meses, vamos escrever (no Expresso) e falar (na SIC Notícias) sobre 10 tópicos diferentes da sociedade ...

Desde 1960 que o número de nascimentos e a taxa de fecundidade estão a descer em Portugal.

A descida da natalidade é, contudo, transversal a toda a Europa. Em 2022, a média europeia era de um ISF de 1,53.A França, Dinamarca, República Checa e Roménia são os únicos países onde o ISF é superior a 1,8 filhos por mulher. Espanha e Itália estão mais abaixo que Portugal: 1,19 e 1,25 de ISF em 2022, respectivamente.

Esta tendência foi aumentando ao longo das décadas seguintes, não só pela constante evolução da sociedade, principalmente no que respeita às mulheres, mas também por causa das crises económicas, primeiro a crise da banca em 2008 e depois a chegada da troika em 2011. Aliás, foi precisamente nesta altura que a o ISF em Portugal atingiu o seu ponto mais baixo dos últimos 50 anos - 1,21 em 2013.

“Para que as quedas da população não sejam dramáticas é preciso tornar a parentalidade mais atrativa”, diz Lara Tavares, cientista social e e coordenadora do novo doutoramento em Ciências da População da Universidade de Lisboa

Berita ini telah kami rangkum agar Anda dapat membacanya dengan cepat. Jika Anda tertarik dengan beritanya, Anda dapat membaca teks lengkapnya di sini. Baca lebih lajut:

expresso /  🏆 8. in PT

Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama

Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.

Fundação IFRS lança regras de reporte de sustentabilidadeEspera-se que em 2025 surjam os primeiros reportes financeiros que apresentem o desempenho de sustentabilidade das empresas com base nos critérios lançados pela IFRS.
Baca lebih lajut »

Papa Francisco reza pela família de menina do Vaticano desaparecida há 40 anosPapa Francisco reza pela família de menina do Vaticano desaparecida há 40 anosFilha de um funcionário da Santa Sé e a viver dentro dos muros do Vaticano, Emanuela Orlandi desapareceu aos 15 anos, quando saiu de casa para frequentar aulas de música em Roma, e tornou-se num dos grandes mistérios da história italiana.
Baca lebih lajut »

Ida de obstetras do Santa Maria para o Hospital São Francisco Xavier será voluntáriaRepresentantes da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos reuniu-se com o conselho de administração e os médicos do serviço de obstetrícia do Hospital de Santa Maria.
Baca lebih lajut »

Manuel Pina, diretor-geral da Otovo Portugal: “Sentir-se redundante é a melhor métrica de sucesso que qualquer líder pode ter“Manuel Pina, diretor-geral da Otovo Portugal: “Sentir-se redundante é a melhor métrica de sucesso que qualquer líder pode ter“No episódio desta semana do podcast “O CEO é o limite“ recebemos em estúdio Manuel Pina, diretor-geral da Otovo e antigo líder da Uber em Portugal, para uma conversa sobre a importância de saber ser “desnecessário“.
Baca lebih lajut »

Next generationNext generationEncerrado o período em que as candidaturas dos históricos predominaram e foram quase obrigatórias (Mário Soares e Almeida Santos), todos os líderes que o PS preparou para serem candidatos a um primeiro mandato de primeiro-ministro tinham - ou teriam - entre 44 e 54 anos no ano em que se realizaram ou eram esperadas eleições: Vitor Constâncio (44), Jorge Sampaio (52), António Guterres (46), Eduardo Ferro Rodrigues (53), José Sócrates (48), António José Seguro (53), António Costa (54). Pode ser coincidência ou pode ser regra não-escrita de ciclo geracional observada há mais de 35 anos. Quem achar que é coincidência também o achará a propósito da circunstância de a esmagadora maioria dos candidatos de quem os analistas e observadores falam com maior insistência para a sucessão de António Costa estarem justamente dentro desse limiar: Fernando Medina, Pedro Nuno Santos, José Luís Carneiro, Ana Catarina Mendes, Mariana Vieira da Silva, Duarte Cordeiro, se olharmos apenas para o grupo dos identificados pelo Diário de Notícias há uns dias atrás (mas há mais, como mostrou Ascenso Simões no Expresso). Claro que há exceções. Mas essas são incontornáveis, como sucede com quem já foi candidato a líder ou líder, sem oportunidade de disputar Eleições Legislativas, como Francisco Assis e António José Seguro.
Baca lebih lajut »



Render Time: 2025-04-01 19:37:20