Através de análise de ADN antigo, cientistas conseguiram reconstruir a história dos Yamna, povos nômades das planícies euro-asiáticas que se expandiram pela Europa e Ásia há 5000 anos. O estudo revelou que os Yamna se espalharam em duas vagas migratórias, contribuindo para a disseminação de línguas indo-europeias.
Dados genéticos, juntamente com informações geográficas e arqueológicas, permitiram aos cientistas reconstruir a história dos Yamna há 5000 anos.
Crê-se que estes nómadas, cujo domínio sobre os cavalos facilitou a sua rápida expansão, tenham contribuído para a disseminação das línguas indo-europeias da estepe euro-asiática entre o mar Cáspio e o mar Negro, na atual Rússia, até à Europa continental e à Índia.
Este estudo reforça a ideia de que os antepassados dos Yamna se espalharam em duas vagas migratórias antes da grande expansão deste povo já misturado com populações locais.
Yamna ADN Antigo Migração Linguística História
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Cientistas descobrem gene importante na formação do tipo de cancro da pele mais comumO carcinoma basocelular é o cancro de pele mais comum e, embora geralmente se trate com cirurgia, pode em certos casos ser agressivo. Cientistas descobriram genes envolvidos no seu desenvolvimento.
Baca lebih lajut »
Planeta 'Superterra' com Zona Habitável Descoberto por CientistasUma equipa internacional de astrofísicos, incluindo cientistas portugueses, descobriu um planeta potencialmente habitável a 20 anos-luz da Terra.
Baca lebih lajut »