Descubra os segredos por trás do castelo de Ródão, situado na Serra da Gardunha, onde a lenda do rei Vamba se mistura com a história dos Templários. Uma viagem no tempo que o levará a uma das Aldeias Históricas de Portugal.
Empinado numa das escarpas das Portas de Ródão, que se abrem ao Tejo, está um castelo onde a realidade e a lenda se misturam. O mito recua a construção da estrutura ao século VII, e ao rei Vamba. Um governante visigodo que, segundo a tradição, por aqui terá vivido e foi também atraiçoado. Se o Rei Vamba por aqui andou, é algo que permanece no domínio do mito. Certo é que os também misteriosos Templários estão na origem do castelo, que seria, na verdade, uma Atalaia.
Integrava-se na Herdade da Açafa, que abrangia grande parte da Beira Baixa, doada aos Cavaleiros do Templo por D. Sancho I. O castelo foi reabilitado em 2007 e, a partir daí, este espaço conquistou cada vez mais visitantes, onde hoje quem mais ordena é a Natureza. Mas singularidade é também o que não falta a um local que ainda hoje parece guardar a Serra da Gardunha. No início do século XIII, o então alcaide da Covilhã, Pedro Guterres, ficou encarregado de povoar esta zona. Uma terra e um castelo que, até ao tempo de D. Manuel I, se impuseram na região, mas que, a partir daí, começaram a perder importância estratégica. Ficou, no entanto, um património que levou Castelo Novo a integrar a rede das Aldeias Históricas de Portugal. São 12 as Aldeias históricas de Portugal, sendo que apenas uma não tem castelo. O foco tem sido aliar economia, história e cultura, para ajudar quem vive e investe nestes lugares carregados de memória. Castelo Novo sinaliza assim que é possível encarar o que é antigo com uma visão renovada, onde os limites para a imaginação possam estender-se para além da paisagem.
Castelo De Ródão Aldeias Históricas De Portugal Rei Vamba Templários Beira Baixa Portugal
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Alunos de Língua Portuguesa Não Materna: Entre dois mundos, entre duas línguasVisão | Notícias da atualidade nacional e internacional reportagens e multimédia
Baca lebih lajut »