A Câmara de Montalegre vai interpor uma providência cautelar para travar a exploração de lítio no concelho, anunciou hoje a autarquia, referindo-se a um dos projetos na origem da investigação que na terça-feira levou à demissão do primeiro-ministro.
A informação foi avançada à agência Lusa pela presidente daquele município do norte do distrito de Vila Real, Fátima Fernandes.
A investigação visa as concessões de exploração de lítio nas minas do Romano e do Barroso , um projeto de central de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines e o projeto de construção de `data center` desenvolvido na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade Start Campus. "Porque consideramos que há matéria que nos permite fazer esta ação administrativa e porque verdadeiramente consideramos que é um projeto que não traz nada de bom para o nosso território", justificou.
"E temos um projeto muito maior que é o facto de sermos Património Agrícola Mundial. Esse, sim, é que nos pode projetar para o futuro, temos a certeza disso", defendeu.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Associação Montalegre Com Vida aponta para processo de lítio 'pouco transparente'Em causa está a exploração da mina do Romano em Montalegre.
Baca lebih lajut »
Associação aponta para processo de lítio 'pouco transparente' em Montalegre'Desde o início que alertámos que o processo era muito pouco transparente', afirmou Armando Pinto, dirigente da Associação Montalegre Com Vida, que foi criada para lutar contra a exploração mineira naquele concelho do distrito de Vila Real.
Baca lebih lajut »
Associação aponta para processo de lítio 'pouco transparente' em Montalegre'Desde o início que alertámos que o processo era muito pouco transparente', afirmou dirigente da Associação Montalegre Com Vida, que disse esperar que a investigação em curso trave a exploração de lítio no concelho.
Baca lebih lajut »
Autarcas de Boticas e Montalegre acreditam que a oposição aos projectos ganhou forçaA socialista Fátima Fernandes e o social-democrata Fernando Queiroga mantêm uma oposição firme aos projectos de exploração de lítio, mas sublinham que nada sabem sobre a investigação em curso.
Baca lebih lajut »
Tudo sobre a polémica mina de lítio em MontalegreO contrato de concessão de exploração de lítio no concelho de Montalegre foi assinado em março de 2019, entre o Governo e a Lusorecursos Portugal Lithium, e esteve envolto em polémica desde o início.
Baca lebih lajut »
Câmara de Alcanena alvo de ataque informático"N&227;o existem, para j&225;, evid&234;ncias de roubo de dados pessoais", l&234;-se em nota.
Baca lebih lajut »