O Chega não é apenas o terceiro partido. Tem condições para liderar a oposição e recolher o descontentamento se lhe fizerem o favor.
O Chega não é apenas o terceiro partido. Tem condições para liderar a oposição e recolher o descontentamento se lhe fizerem o favor. Quem defenda que o PS deve suportar um governo da AD e da IL não quer salvar o país e a direita do Chega, quer retirar ao PS o dever de liderar a oposição e abrir o caminho à sua decadência, libertando o Chega da pressão política.
O essencial é isto: a AD não consegue formar maioria sem o Chega e o PS, apesar de toda a esquerda ter mais do que a AD com a IL, não consegue formar uma “geringonça”. O debate sobre a tomada de posse de Luís Montenegro é o mais simples e o menos relevante. Basta que a esquerda não apresente qualquer moção de rejeição do programa para esse problema não ser um problema.
Escrevi-o vezes sem conta: com um Chega inchado, PS e PSD suportarem governos do outro é garantir que o Chega lidera a oposição e cresce ainda mais. Mas quando escrevia isto era a pensar num Chega com 15%. O Chega conseguiu ultrapassar os 15,9% do CDS, em 1976; os 17,9% do PRD, em 1985; e ficou muito perto dos 18,8% da APU, em 1979. Não é apenas o terceiro partido.
Como o BE e o PCP podem explicar, quem se assumir como suporte dos orçamentos deste governo será responsabilizado por uma crise política, quando deixar de o fazer. Não vale a pena pensar que é só por um ano ou dois. Como António Costa mostrou, é fácil escolher o momento para esticar a corda e obrigar à crise política.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
🔴 Direita (com Chega) já tem maioria absoluta, Livre tem grupo parlamentarToda a informação nacional e internacional. Música, programas, vídeos e podcasts. Na rádio, no digital, em movimento. Renascença, a par com o mundo.
Baca lebih lajut »
Líderes do Chega e da Aliança Democrática têm visões diferentes sobre o desfecho das eleiçõesApesar de ambos quererem afastar o Partido Socialista do poder, os líderes do Chega e da Aliança Democrática têm visões diferentes acerca do desfecho das eleições de dia 10 de março.
Baca lebih lajut »
🔴 Climáximo ataca sede da AD, Chega triplica deputados, Livre tem grupo parlamentarToda a informação nacional e internacional. Música, programas, vídeos e podcasts. Na rádio, no digital, em movimento. Renascença, a par com o mundo.
Baca lebih lajut »
Rui Simões: 'A forma como me têm recebido tem sido um prazer'Redactor.
Baca lebih lajut »
Pedro Nuno: “A direita não tem resposta, não tem uma visão para a nossa economia”Nascer do SOL
Baca lebih lajut »
Pedro Nuno Santos concretiza 'um sonho' num País em que 'não está tudo bem'O novo líder do PS apelou à união, prometeu 'encontrar espaço' para os adversários internos e continua a evitar comprometer-se com outros partidos. Para já, garante estar a 'concretizar um sonho' — e até já é jocoso com jornalistas.
Baca lebih lajut »