Mestre do cinema contemplativo, Tsai Ming-Liang é autor de uma prolífica filmografia que se estende por mais de três décadas e transpõe géneros e formatos.
Mestre do cinema contemplativo, Tsai Ming-Liang é autor de uma prolífica filmografia que se estende por mais de três décadas e transpõe géneros e formatos. Nascido na Malásia no seio de uma família chinesa, estudou cinema em Taiwan e foi lá que iniciou a sua carreira. Hoje é considerado um dos nomes maiores do cinema contemporâneo, celebrado pelo seu meticuloso trabalho na manipulação da luz e do tempo.
Associado ao Novo Cinema de Tawain — movimento encabeçado por cineastas como Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang —, desde cedo distinguiu-se pelos seus retratos da solidão urbana, tingidos de erotismo e desejo, e pelas longas colaborações que estabeleceu com um grupo de atores (que, recorrentemente, interpretam as mesmas personagens). Lee Kang-Sheng, uma das constantes na sua obra, é notável pela sua atuação tão penetrante como silenciosa, em enredos celebremente minimalistas, ambientados em espaços citadinos desoladore
Tsai Ming-Liang Cinema Filmografia Novo Cinema De Taiwan Solidão Urbana Erotismo Desejo Lee Kang-Sheng