Após diligências técnicas e pedido do armador, a bandeira portuguesa foi definitivamente retirada do navio 'Kathrin'. O navio, de propriedade alemã, transportava material explosivo com destino a fabricantes de armas em Israel, Polónia e Eslováquia.
A bandeira portuguesa já foi definitivamente retirada do navio 'Kathrin', que transporta material explosivo com destino a Israel , entre outros países, após concluídas as diligências técnicas, disse à Lusa fonte oficial do Governo. Em 30 de setembro, fonte oficial tinha transmitido à Lusa que o navio tinha pedido a retirada da bandeira portuguesa, uma decisão 'irreversível', após diligências do Governo português junto do armador.
O navio 'Kathrin', de propriedade alemã e até agora registado na Madeira, transporta material explosivo com destino a fabricantes de armas em Israel, Polónia e Eslováquia. O Bloco de Esquerda pediu ao Ministério Público que 'fiscalize e previna que Portugal venha a ser acusado internacionalmente por cumplicidade com um genocídio', além de propor a audição do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas sobre este caso. Em setembro, a relatora especial das Nações Unidas para a Palestina, Francesca Albanese, apelou ao Governo para que solicitasse 'urgentemente a remoção' da bandeira portuguesa do navio 'Kathrin'. 'Depois de reconhecer a plausibilidade do genocídio em Gaza, em janeiro de 2024, o ICJ deixou claro que todos os Estados têm a obrigação de `respeitar e fazer respeitar` a Convenção sobre o Genocídio `em todas as circunstâncias`, e que os Estados têm `obrigações internacionais relativas à transferência de armas para as partes num conflito armado`', assinalou na ocasião a relatora da ONU
Navio Kathrin Material Explosivo Portugal Israel Genocídio
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
MNE revela que navio com bandeira portuguesa tem explosivos para fabrico de armas em IsraelBarco tem como destino final o Montenegro e a Eslov&233;nia e os explosivos ser&227;o usados em f&225;bricas de armamento da Pol&243;nia, Eslov&225;quia e Israel. Paulo Rangel admite que se trata de uma quest&227;o jur&237;dica “muito complexa”.
Baca lebih lajut »
Navio com bandeira portuguesa tem explosivos para fabrico de armas em Israel, revela MNEEm entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e jornal Público, ministro dos Negócios Estrangeiros admite que se trata de uma questão jurídica “muito complexa”. Paulo Rangel revela que, ainda este mês, Portugal proibiu o sobrevoo em território nacional de um avião com armamento dos Estados Unidos para Israel.
Baca lebih lajut »
Navio com bandeira portuguesa transporta explosivos para Israel, confirma RangelFabricante de armamento israelita ficará com “metade do material” que se encontra em navio com bandeira portuguesa.
Baca lebih lajut »
Governo avalia retirar bandeira portuguesa de navio com material de uso militar para IsraelMinistro da Presidência, António Leitão Amaro, respondeu que tinham sido pedidos esclarecimentos cabais sobre o assunto e que o tema está sob análise jurídica.
Baca lebih lajut »
Governo pode tirar bandeira a navio que leva explosivos para Israel, mas tem “custos reputacionais”A decisão pode ser política, mas teria efeito nos mais de 900 navios registados na Madeira que operam com pavilhão português. Duarte Lynce de Faria, professor de Direito Marítimo, diz que há riscos reputacionais.
Baca lebih lajut »
Relatora da ONU apela a Portugal que remova bandeira de navio com explosivos para IsraelA relatora especial das Nações Unidas para a Palestina, Francesca Albanese, apelou hoje ao Governo que 'solicite urgentemente a remoção' da bandeira portuguesa do navio 'Kathrin', que 'transporta armas destinadas a Israel'.
Baca lebih lajut »