Foi durante o jantar dos líderes do Conselho Europeu que o tema dos top jobs foi discutido - e o nome do ex-PM aprovado. Sucedem-se reações à entrevista da ministra da Justiça ao Observador.
Ponto de situação do Conselho Europeu. Líderes europeus já estão no jantar que pode decidir futuro de Costa.
. E “muitos contribuiram para isso”, entre os quais a comunicação social, disse ressalvando que não se referia a todos os orgãos de comunicação.apresentarmos e encontrarmos soluções para esses problemas ”, em particular “quando se publicam escutas”. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, juntou-se ao grupo dos desagradados e, numa publicação na rede social X, escreveu que o acordo de seis líderes europeus para osApesar de não ter sido tão vocal, o Presidente do Chipre também defendeu que a primeira-ministra de Itália tem razão para estar chateada com a forma como os negociadores da União Europeia discutiram os.
. Muitas vezes há desvio no acesso e monitorização, quer das escutas quer de outros instrumentos processuais que são intrusivos e invasivos e queComentando depois a hierarquia da própria PGR, o antigo procurador-geral diz que “não se sabe, no fundo, quais as ordens e instruções que podem ser dadas em geral”.
Questionado sobre que aspetos devem ser esclarecidos, Cunha Rodrigues não detalhou. E defendeu: “Isto tem que ver também com a agenda dos orgaos de comunicação. Neste momento tudo se concentrou sob o Ministério Público: críticas e suspeitas. E não corresponde ao que se passa no Ministério Público”. “Não existe, na afirmação em causa, como aliás se depreende do contexto geral da entrevista, qualquer referência ou até intenção de interferir com a autonomia do Ministério Público ou com a independência do poder judicial. A afirmação tem um sentido prospetivo, visando apenas o futuro”, lê-se num esclarecimento do gabinete da ministra Rita Alarcão Júdice enviado à Lusa.
A nota do gabinete da ministra argumenta que “quando se diz ‘arrumar a casa’ sinaliza-se que em breve se vai iniciar um novo ciclo que contribua para a dignificação da Justiça, eliminando o ambiente de crispação e de tensão causado pelas polémicas e controvérsias em torno das instituições judiciárias, mesmo que, por vezes, sem fundamento.
No programa Justiça Cega, da Rádio Observador, a ministra garantiu que o Governo não tem dúvidas sobre o perfil para o novo procurador-geral da República , que terá de ser de liderança e de comunicação. possa contribuir para a dignificação da Justiça – alguém que tenha a capacidade de eliminar o ambiente de crispação, de tensão e de pressão”.da União Europeia que contempla a presidência do Conselho Europeu para António Costa “vergonhoso”.
O partido diz que há dois temas que o preocupam: a lentidão da Justiça e o acesso a ela. Por isso, o BE quer trazer propostas para estas duas vertentes. Depois, fala de questões sobre o funcionamento da Justiça e do Ministério Público, dizendo que deve ser eficaz e transparente.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
Chega quer que grupo europeu ID adote posição contra Costa no Conselho Europeu'O que não foi bom para Portugal, nós não queremos para a Europa', afirmou André Ventura.
Baca lebih lajut »
Chega quer que grupo europeu ID adote posição contra Costa no Conselho EuropeuO líder do Chega vai defender junto dos grupos Identidade e Democracia e 'dos conservadores' no Parlamento Europeu que adotem uma posição política contra a possibilidade de o ex-primeiro-ministro António Costa presidir ao Conselho Europeu.
Baca lebih lajut »
Chega quer que grupo europeu ID adote posição contra Costa no Conselho Europeu'O que não foi bom para Portugal, nós não queremos para a Europa', afirmou André Ventura, anunciando que irá propor junto do grupo europeu ID que adote uma posição contra Costa no Conselho Europeu.
Baca lebih lajut »
Chega quer que grupo europeu ID adote posição contra Costa no Conselho Europeu"O que n&227;o foi bom para Portugal, n&243;s n&227;o queremos para a Europa", afirmou Andr&233; Ventura.
Baca lebih lajut »
Marcelo diz que Montenegro 'fez bem' em clarificar apoio a Costa ao Conselho EuropeuO Presidente da República recordou que, por várias vezes, já realçou a experiência europeia do anterior primeiro-ministro e que tal candidatura apenas 'dependia da vontade do próprio e do resultado das eleições'.
Baca lebih lajut »
Bugalho diz que apoio da AD a Costa para Conselho Europeu segue 'princípio da reciprocidade'O eurodeputado eleito acrescentou que "o apoio dos liberais poder&225; ser necess&225;rio num conjunto de solu&231;&245;es que ser&227;o positivas para os portugueses".
Baca lebih lajut »