Num artigo de opinião publicado hoje no jornal Público, Aguiar-Branco afirmou: 'O problema não está nos bombeiros em si. Está no precedente que se abre'.
Num artigo de opinião publicado hoje no jornal Público, Aguiar-Branco afirmou: “O problema não está nos bombeiros em si. Está no precedente que se abre”.O presidente da Assembleia da República, José Aguiar-Branco, expressou receios de que a sua decisão de permitir que bombeiros fardados assistissem ao debate sobre a valorização da carreira tenha criado um precedente que pode comprometer a equidade entre cidadãos.
Na quarta-feira, o presidente do Parlamento tinha inicialmente impedido a entrada de bombeiros em farda para assistir ao debate, uma decisão que reverteu após críticas de todos os partidos, à exceção do PSD.
Na sua opinião publicada, o presidente reforçou esta posição, sublinhando o desejo de que “os cidadãos sintam o Parlamento como a sua casa, a casa da democracia, a casa onde todos têm lugar”, mas acrescentou que “as casas têm regras” e que são essas regras que asseguram a igualdade entre todos, não devendo ser alteradas “por um anseio momentâneo de popularidade”.
Aguiar-Branco alertou ainda para o risco de que outros grupos possam, no futuro, pedir tratamentos semelhantes. “Amanhã, qualquer outro grupo pode pedir um tratamento semelhante. Ou então, poderemos correr o risco de tratar os cidadãos de modo distinto, em função da simpatia que temos pelos interesses que eles representam”, afirmou.
Reforçando o papel da Assembleia da República como o “epicentro da democracia representativa”, José Aguiar-Branco sublinhou que os cidadãos não têm uma participação direta nos debates e estão apenas presentes como observadores. “É preciso conservar a equidade e a capacidade de resistir aos impulsos do momento. Só assim preservaremos o regime dos riscos da arbitrariedade e da espetacularização”, concluiu.
Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama
Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.
André Ventura acusa Aguiar-Branco de comprometer poderes das comissões de inquéritoEm causa está a recusa do pedido de acesso às comunicações do Presidente da República.
Baca lebih lajut »
SNS. Aguiar Branco defende reforma na saúde sem “partidarismos”O presidente da Assembleia da Rep&250;blica participou esta manh&227; numa confer&234;ncia no parlamento que assinala os 45 anos do SNS.
Baca lebih lajut »
Aguiar-Branco pede reforma no SNS para combater 'crise de confiança' na saúde públicaTambém alertou para a importância de se investir mais nos cuidados continuados e paliativos, para além do debate em curso sobre a eutanásia.
Baca lebih lajut »
Reforma do SNS: Aguiar Branco pede colaboração entre partidos para combater crise de confiançaO presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, apelou nesta segunda-feira aos partidos políticos para uma colaboração na reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que a crise de confiança dos utentes exige uma intervenção urgente. Aguiar Branco destacou o aumento do número de portugueses que recorrem a seguros privados como evidência da falta de confiança no SNS.
Baca lebih lajut »
Aguiar-Branco quer parlamento aberto aos fins de semana para visita dos cidadãosPresidente da Assembleia da República também pediu menos trincheiras e mais consensos, designadamente nas questões orçamentais.
Baca lebih lajut »
Deputados e membros do Governo aplaudem de pé mensagem de Aguiar-BrancoDeputados e membros do Governo aplaudiram hoje, de pé, a mensagem de condolências que o presidente da Assembleia da República dirigiu aos familiares e amigos das vítimas dos mais recentes incêndios em Portugal.
Baca lebih lajut »