Adélia Prado une divino e o quotidiano em poesia premiada

Redação Berita

Adélia Prado une divino e o quotidiano em poesia premiada
Cabedo VasconcelosAssisBeleza
  • 📰 RTPNoticias
  • ⏱ Reading Time:
  • 43 sec. here
  • 11 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 52%
  • Publisher: 55%

Quase 50 anos depois de se estrear como poetisa publicada, a brasileira Adélia Prado é distinguida com o Prémio Camões, que vai juntar ao prémio Machado de Assis, ao Jabuti e ao canadiano Griffin, entre outros.

Quase 50 anos depois de se estrear como poetisa publicada, a brasileira Adélia Prado é distinguida com o Prémio Camões, que vai juntar ao prémio Machado de Assis , ao Jabuti e ao canadiano Griffin, entre outros.

A mesma biografia recorda que, em 1998, o Jornal de Poesia da Biblioteca Nacional fez uma sondagem junto de intelectuais brasileiros sobre quais os 20 mais importantes poetas do país e Adélia Prado ficou em quarto lugar. Na rede social Instagram, Adélia Prado lê poemas e recebe dezenas de milhares de `likes`, respondendo a perguntas como qual é o seu salmo preferido da Bíblia.

Num mesmo poema, Prado consegue reunir a metafísica da beleza da vida e os apetites do marido. Fruto dessa capacidade, José Tolentino Mendonça e Miguel Cabedo e Vasconcelos escreveram, no prefácio à antologia editada em Portugal em 2016, que "Adélia provoca escândalo. A expressão cultural, como avisam as diversas tradições litúrgicas, é intimamente corporal".

Berita ini telah kami rangkum agar Anda dapat membacanya dengan cepat. Jika Anda tertarik dengan beritanya, Anda dapat membaca teks lengkapnya di sini. Baca lebih lajut:

RTPNoticias /  🏆 18. in PT

Cabedo Vasconcelos Assis Beleza Adélia Prado Paraná Cotovia Drummond Guiães Poesia

Indonesia Berita Terbaru, Indonesia Berita utama

Similar News:Anda juga dapat membaca berita serupa dengan ini yang kami kumpulkan dari sumber berita lain.

Poesita brasileira Adélia Prado vence Prémio Camões 2024Poesita brasileira Adélia Prado vence Prémio Camões 2024A autora de 89 anos &233; editada em Portugal pela Ass&237;rio e Alvim.
Baca lebih lajut »

Escritora e poetisa brasileira Adélia Prado é a vencedora do Prémio Camões 2024Escritora e poetisa brasileira Adélia Prado é a vencedora do Prémio Camões 2024À 36ª edição, o prémio de literatura em língua portuguesa, que no ano passado distinguiu João Barrento, é este ano atribuído à autora nascida no estado de Minas Gerais há 88 anos.
Baca lebih lajut »

Adélia Prado é a vencedora do Prémio Camões 2024Adélia Prado é a vencedora do Prémio Camões 2024'Adélia Prado é há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa', lê-se no comunicado que cita o júri.
Baca lebih lajut »

Poetisa brasileira Adélia Prado vence Prémio Camões 2024Poetisa brasileira Adélia Prado vence Prémio Camões 2024A autora de 89 anos &233; editada em Portugal pela Ass&237;rio e Alvim.
Baca lebih lajut »

Prémio Camões para a poeta brasileira Adélia PradoPrémio Camões para a poeta brasileira Adélia PradoO júri do mais celebrado prémio literário de língua portuguesa esteve reunido nesta quarta-feira e decidiu atribuí-lo a um nome incontornável da poesia contemporânea brasileira.
Baca lebih lajut »

Adélia Prado, a mulher desdobrável, a voz da poesia sensorial e mística, ganhou o Prémio CamõesAdélia Prado, a mulher desdobrável, a voz da poesia sensorial e mística, ganhou o Prémio CamõesA brasileira de 88 anos foi galardoada com o mais prestigiado prémio da língua portuguesa. Uma linguagem ímpar que une a transcendência da fé católica e o corpo vivo e ardente da mulher
Baca lebih lajut »



Render Time: 2025-02-25 10:12:54